O território, que hoje dá lugar a Cachoeira dos Índios-PB, teve o seu processo de ocupação bem antes da construção da primeira residência, igreja ou praça. Os primeiros povos que fizeram morada nessas terras e se banharam com as águas do Rio do Peixe, Rio São José e do Riacho do Cacaré foram os povos indígenas, bem antes da chegada dos colonizadores portugueses. Para comprovar esta narrativa histórica, o projeto de Ação Educacional Akangatu desenvolvido pelo professor de História Djalma Luiz e estudantes da Escola Maria Cândido de Oliveira, registrou a descoberta do Sitio arqueológico Boa Fé, certificado pelo arqueólogo Juvandi do Santos, em abril de 2023.
Na ocasião foram encontrados no sítio Boa Fé- zona rural do município- em uma propriedade particular, vestígios arqueológicos ceramistas que apontaram para a existência de um aldeamento indígena Tupi na localidade. Os povos originários ocuparam o lugar há mais de 700 anos, aproximadamente.
Sendo assim, os indígenas foram os primeiros habitantes do lugar, sem sombra de dúvidas, acabando com a falácia que no município não existia a presença indígena nem no presente e muito
menos no passado. Os achados arqueológicos comprovam que os tupis se banharam nas águas das cachoeiras, e assim justifica-se o nome escolhido para o município. As quedas dáguas que um dia serviram aos indígenas, se apresentam simbolicamente como forte marca da presença ancestral.
O Nome Cachoeira dos Índios é legitimado, o que atribui aos filhos e filhas naturais do seu torrão, o gentílico cachoeirense (...)
EM CONSTRUÇÃO.
Sem informações até o momento
Sem informações até o momento
Sem informações até o momento
Sem informações até o momento