NOTÍCIAS

25-JUL-2025

HISTÓRICO: Professor de Cachoeira dos Índios Conquista o 1º Lugar no Maior Prêmio de Ensino de História do Brasil

Um feito sem precedentes colocou o nome de Cachoeira dos Índios no mais alto pódio da educação brasileira.

Por Lucas França 25/07/2025 #município

Um feito sem precedentes colocou o nome de Cachoeira dos Índios no mais alto pódio da educação brasileira. O professor Djalma Luiz do Nascimento Dantas, que leciona na EMEIEF Maria Cândido de Oliveira, foi o grande vencedor, em primeiro lugar, do prestigioso Prêmio Déa Fenelon de Ensino de História, considerado o "Oscar" da área no Brasil. A conquista histórica foi anunciada durante o 33º Simpósio Nacional de História, o maior evento do gênero na América Latina, que reuniu mais de 6.000 educadores em Belo Horizonte, Minas Gerais.

O reconhecimento máximo, e inédito para o estado da Paraíba, foi concedido pelo projeto "Akangatu, o Levante da Memória: Ensino de História e Letramento Patrimonial em Cachoeira dos Índios-PB". Desenvolvido pelo professor Djalma Luiz em sua pesquisa de mestrado, o trabalho se aprofundou nas raízes do nosso município, reescrevendo sua história e criando um valioso inventário de bens histórico-culturais com a participação direta e engajada dos alunos da rede pública.

Em entrevista concedida ao vivo direto da capital mineira para o programa "Olho Vivo", o professor Djalma, natural da vizinha cidade de Cajazeiras, não escondeu a emoção. "É um sentimento de dever cumprido, de saber que o trabalho desenvolvido em uma pequena cidade do interior do sertão da Paraíba pode ecoar em todo o país", celebrou. "Nós, eu e meus estudantes da escola EMEIEF Maria Cândido de Oliveira, somos os primeiros paraibanos a vencer este prêmio. Isso me enche de um orgulho imenso, por representar não apenas nossa cidade, mas todo o Nordeste".

O projeto "Akangatu" (palavra que remete à memória e ao bem viver) nasceu da necessidade de preencher uma lacuna, de dar voz a uma comunidade cuja história, segundo o professor, ainda não havia sido devidamente contada. O resultado transcendeu a pesquisa acadêmica e se tornou um movimento de valorização da memória social e da identidade local, culminando em um inventário juvenil do patrimônio que já havia recebido moção de aplauso da Assembleia Legislativa da Paraíba e garantido o reconhecimento dos bens locais como patrimônio material.

Durante sua fala, o professor fez uma defesa contundente da importância de fortalecer o ensino básico, argumentando ser esta a etapa fundamental para o desenvolvimento dos cidadãos e que, portanto, deveria contar com os profissionais mais qualificados. "É na educação básica que tudo acontece", enfatizou.

A vitória em primeiro lugar no palco mais importante da historiografia latino-americana não é apenas um triunfo pessoal para o professor Djalma Luiz do Nascimento Dantas, mas uma conquista de toda a comunidade de Cachoeira dos Índios e, em especial, da EMEIEF Maria Cândido de Oliveira. É a prova definitiva de que a educação pública, quando realizada com paixão, rigor e envolvimento comunitário, tem o poder de transformar realidades e de inscrever, com letras douradas, o nome de nossa cidade na história do Brasil.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Turmalina OuroSelo UNICEF 2021-2024